quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Cozinhar pode ser divertido...
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Registos da visita ao oceanário
O Alexandre entusiasmou-se e resolveu montar o seu próprio oceanário com recortes fantásticos, primeiro no chão da sala depois no sofá e por ai em diante.
E eu... adorei, reclamo sempre da arte de espalhar, mas no fundo .... :)
Visita ao oceanário
Um dia cheio de experiências divertidas! Fomos até à capital de comboio (1ª viagem neste meio de transporte para o Alexandre), passeamos pelo Parque das Nações e aproveitámos todos os segundos desta viagem.
Exploramos a beira rio e as espécies que por lá se encontram.
De seguida vimos a exposição fotográfica .
Estava em exibição uma exposição temporária de tartarugas aquáticas, vamos ter que a explorar para a próxima.
E lá começamos a nossa visita ao oceanári0.
Mais uma vez adoramos todos os habitats ( já tinhamos visitado em Dezembro de 2010). Havia menos lontras na altura e o peixe lua era gigante.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Como fazer um papagaio … :)
terça-feira, 17 de julho de 2012
As nossas explorações aquáticas
Depois de um passeio de cerca de 6,5 km pelas praias de armação, pescadores, salgados e galé encontramos várias espécies de peixes, crustáceos e equinodermos. Aqui fica um pequeno vídeos aquático.
Espécies observadas entre a Praia de Armação de Pêra e Galé Leste
Equinodermos:
Estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar. Este filo surgiu no período Cambriano recente e possui cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
Contando com as Concentricycloideas, as espécies atualmente vivas deste filo encontram-se dentro da seguinte classificação:
- Echinoidea (ouriço-do-mar e bolachas-da-praia)
- Asteroidea ou asteróides (estrelas-do-mar)
- Concentricycloidea, notáveis pelo seu único sistema vascular; duas espécies; recentemente separadas dos Asteróides.
- Ophiuroidea (ofiúro)
- Holothurioidea (holotúria ou pepino-do-mar)
- Crinoidea (lírio-do-mar)
Estes seres vivos possuem um sistema nervoso central bastante simples, com uma limitada rede nervosa, cujos neurônios não estão conectados aos órgãos centrais. Embora não possuam cérebro, alguns animais deste filo possuem gânglios.
Apesar de possuírem sexos diferentes, estes seres se reproduzem sem contato físico, ou seja, sua reprodução se dá através da liberação de óvulo e espermatozóide dentro da água, sendo assim, a fertilização ocorre externamente.
Muitos equinodermos possuem uma extraordinária capacidade de regeneração, como por exemplo, a estrela do mar, que ao ser cortada em muitas partes, é capaz de se regenerar após alguns meses.
Fonte: http://www.ecodive.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=49&Itemid=64 em 17/07/1978
Peixes
Crustáceos
Moluscos
filo dos moluscos possui seis classes, entre as quais se destacam a classe dos gastrópodes, a dos pelecípodes e os cefalópodes.
São conhecidas cerca de 25 mil espécies de moluscos da classe dos gastropódes, vivendo em águas salgadas e doces, e outras em ambiente terrestre. A maioria é herbívora. Essa classe possui, entre outros, o caracol, a lesma e o caramujo.
Constituem-se de boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus. Apresenta glândulas anexas salivares e um fígado lobulado que desemboca no estômago. O caracol possui uma rádula situada na faringe, com função de raspar o alimento.